Há tantos restaurantes bons e legais no Rio que fica difícil escolher o que recomendar! Forneceremos uma lista de nossos favoritos e então você decide!
No Rio não é comum fazer reservas. Quase todos os restaurantes têm um lugar para você imediatamente ou, se for um restaurante muito popular no horário de pico, eles terão uma lista de espera que geralmente avança rapidamente.
O Rio não tem tanta cultura de café da manhã e brunch como estamos acostumados na Europa. Um carioca provavelmente só vai tomar seu "cafezinho" em uma "padaria" com um "pão na chapa" (um pãozinho branco com manteiga torrado em uma chapa quente - é ridiculamente delicioso, aliás). Você encontrará essas opções em todos os cantos. Esses lugares, porém, são semelhantes às nossas opções de estilo europeu:
Nusa Café (Ipanema)
Emporio Jardim (vá até aquele em Ipanema perto da praia ou na área do Jardim Botânico (onde você também encontra o jardim botânico do Rio – vale a pena visitar!)
Arp bar (O deck do café da manhã do Arpoador Hotel, mas qualquer um pode ir lá. Legal ver os surfistas na famosa e super lotada onda do Arpoador).
La byciclette Bakery (Jardim Botânico)
Café da Carol (Lagoa)
P. o v o (Leblon)
A culinária japonesa é fenomenal no Rio. Esteja preparado para rolinhos de salmão grelhados com óleo de trufas, flocos de sal e raspas de limão.
Gurume (uma rede, mas uma das nossas favoritas. Peça o hot roll gurume e o ebiten gurume se você gosta de azeite de trufas) O de Ipanema é o original e mais charmoso, pois fica nas ruas. Os outros ficam dentro de shopping centers, mas também são super agradáveis e geralmente menos lotados. Não se surpreenda com a lista de espera – peça uma cerveja artesanal local (Praia ou Weiss) e divirta-se observando as pessoas – em breve você terá sua mesa pronta). Uma dica é sair fora dos horários de pico (à tarde/jantar de início, pois costumam ter happy hour para comidas e bebidas entre 16h e 19h).
San Iyakaya (a qualidade é superior ao gurume e é um cantinho único! Sente-se no bar, onde os garçons servirão uma dose de saquê grátis com um método tradicional de torcida japonesa)
Haru Suhi Bar - Um lugar suhi único e cheio de estilo, que se tornou tão popular que é preciso chegar cedo para evitar longas filas! É melhor chegar às 19h para evitar esperas.
Pato com Laranja - É uma opção super legal para sushi e drinks. Atmosfera de bar mais sombria, iluminação suave e geralmente DJs ao vivo.
A próxima culinária que é muito comum e boa no Rio (principalmente massas, risotos e pizzas que eles conhecem bem)
Ella Pizzaria (nossa pizza favorita no Rio)
Posí (bom para almoçar em Ipanema)
B a b b o Ostaria (Experimente o polvo polvoü!)
Da Marino - Dica: Experimente a sobremesa “Limone”
Nino - Esses dois restaurantes são próximos um do outro e igualmente surpreendentes quando o assunto é Massas e Risotos.
Rufi (Um rooftop com pizzas e bebidas no bairro hipster “Baixo da Gávea, também chamado de BG”. É aqui que você vai encontrar os cariocas depois de um dia de praia. Geralmente as pessoas vão para esse lugar com roupa de praia e chinelos. O Rufi, porém, talvez seja um pouco mais estiloso se você considerar o dress code.
Braseiro da Gavea - Um dos restaurantes mais tradicionais do Rio, na região da BG. (ver italiano – Rufi). Vá para lá depois de um dia de praia em traje de praia, coloque seu nome na lista (já que você sempre terá que esperar um pouco) e enquanto isso aproveite a cerveja gelada. Peça "Fraldinha" ou "Picanha" (cortes de carne fatiados) com arroz de brócolis, "farofa" (farinha de mandioca assada), batata frita (portuguesa) e vinagrete - e as pessoas vão pensar que você é local.
Brewteco (ao lado do Braseiro da Givea e muitas vezes menos lotado).
Boteco Princesa
Boteco Rainha (on the famous restaurant and bar street Dias Ferreira).
Rudä (Guia Michelun e 2 vezes eleito melhor restaurante brasileiro do rio)
(o famoso churrasco com garçons chegando à sua mesa com diferentes tipos de carne até você não conseguir mais comer.)
Fogo de Chão
Assador
Opções mais caras.
Marius Degustare – um restaurante maluco decorado como o interior de um navio pirata, e na minha opinião um pouco turístico. No entanto, as pessoas adoram e a comida é inquestionavelmente incrível.
Mocellin Steakhouse (Barra da Tijuca) um pouco distante da zona sul, mas nossa churrascaria preferida!!
Escama
Ocyá (seja no Leblon ou, se você quiser fazer um pequeno passeio de barco para comer em uma pequena ilha – entre em contato comigo para que eu possa lhe passar os detalhes.
Malta Beefclub (!!)
Clan BBQ (nosso amigo dos EUA afirma que é o melhor hambúrguer que ELE já comeu. A carne lá também é excepcional) – na famosa rua “Dias Ferreira” no Leblon onde você encontrará muitos restaurantes e bares.
Tragga
Prana (restaurante vegetariano mas um dos melhores que já comi)
Oia (um incrível restaurante grego)
Zaza Bistro Tropical (restaurante super aconchegante e descolado com excelente cozinha de fusão (Brayiliana – Mediterrânea) – tente conseguir uma mesa do lado de fora ou subindo as escadas
La Carioca Cevicheria Qualquer um dos spots – em Ipanema ou na praia.
Noa Ipanema
Aprazivel (Restaurante brasileiro em Santa Teresa – vá lá no final da tarde para ver a luz espetacular do pôr do sol. A comida é uma delícia. Só vá de uber, pois não achamos seguro passear por Santa Teresa.
Canastra Rose (Botafogo)!! nossa dica se você quiser tomar uns drinks e dançar. Eles oferecem boa comida, coquetéis e uma boa carta de vinhos e sempre contam com DJs ao vivo super divertidos. O de Botafogo é o lugar certo para quem tem vontade de dançar (quintas, sextas e sábados). Também tem um na rua Dias Ferreira, no Leblon, mas é menor e não tanto para dançar.
Clássico Morro da Urca (dica especial da noiva) Você combinará passeios turísticos com drinks, pôr do sol e uma das vistas mais espetaculares do Rio de Janeiro. Compre o ingresso para o teleférico do Pão de Açúcar e vá até o segundo morro (o de cima). Lá você encontra o classico, um restaurante/bar onde às sextas, sábados e domingos há DJs ao pôr do sol. Então vale a pena.
Belmonte (esse é o lugar clássico onde os cariocas vão – as pessoas ficam do lado de fora até bloqueando as ruas às vezes, com suas cervejas e “Salgadinhos” (canapés salgados). Eles servem caipirinhas super boas com todos os tipos de frutas. Aquele Ipanema na praia é um pouco mais chique que o original no Leblon e tem um rooftop com uma vista espetacular da Praia de Ipanemas e do pôr do sol.
Nosso (cool bar com 3 andares – desde estilosos e mais elegantes com coquetéis no térreo, até cervejas alternativas e artesanais na cobertura, com pequena esplanada em Ipanema
Elena (bebidas no Jardim Botânico. Um restaurante também. Vá até a cobertura para ouvir música e bebidas)
Carioca da Gema (para quem gosta do tradicional, uma casa de samba com caipirinhas na famosa região da Lapa – tenha cuidado lá e só vá de uber e não ande por aí.
Bosque Bar (um divertido clube ao ar livre às quintas, sextas e sábados)
As casas noturnas geralmente não são o lugar para ir no Rio. Em vez disso, você encontrará festas organizadas que acontecem sempre em locais diferentes. Pergunte-nos se você está interessado.
Dica: Se você está lendo está página em ingês, traduza para o português para ler o nome dos restaurantes corretamente.